sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sessão da Tarde?

Jovem treinador, ex-assistente de famoso técnico, assume o Porto após grande trabalho com pequena equipe portuguesa. Logo na primeira temporada, conquista uma tríplice coroa: Campeonato Português, Taça de Portugal e Liga Europa.

Engana-se quem pensa que falo de José Mourinho. Falo de André Villa-Bôas. Técnico precoce, (já aos 21 anos tinha licença para ser treinador) foi auxiliar do próprio Mourinho. Após de se desligar do Special-One, assumiu o pequeno Acadêmica Coimbra, na última colocação e o levou a um honroso 11º lugar. Em seguida, assume o Porto, depois de uma péssima temporada, onde ficou fora da Liga dos Campeões. Nestas condições, mas com um bom elenco, Villas-Boas vence o Português de maneira invicta e fatura a Liga Europa.

Se bem que dizer engano é um absurdo. Absurdo é a impressionante coincidência entre os dois treinadores. Antes de ser técnico, Mourinho era auxiliar- de Louis Van Gaal. Em voo solo, assumiu o modesto União Leiria (sua passagem pelo Benfica não conta, já que foram apenas 9 jogos). Após o bom trabalho, chega ao Porto e vence no seu primeiro ano a Liga Europa e o Português.

Mas na 2º temporada, Mourinho já foi campeão da Liga dos Campeões. Será que Villa-Boas repetirá o desempenho de seu professor? O Porto venceu o Português sem adversários à altura. Liga Europa é Liga Europa. O Porto tem um belo time, mas abaixo do hall dos gigantes europeus. Assim como era inferior em 2004. E deu no que deu... O filme se repetirá?

* O primeiro grande desafio já será no primeiro jogo da próxima temporada: Barcelona, na Recopa Europeia.

* A não ser que o Manchester Uniteded der uma de Braga e evite o tão esperado confronto.

* Justiça seja feita: Nunca vou perdoar o Braga por impedir o mega clássico na fina da Liga Europa entre Porto e Benfica. Mas o fez dentro de campo. Classificou-se para a Liga dos Campeões, quebrando a hegemonia Porto-Benfica-Sporting. Na Liga, fez seu papel; ficou em terceiro (não tinha como superar Shakhtar e Arsenal). Sólido e com uma excelente defesa, a ''equipe de segunda divisão brasileira'' calou muita gente, inclusive eu. Parabéns ao Braga.


Um comentário: