segunda-feira, 25 de julho de 2011

Ápice de um renascimneto

Os grandes ídolos do Uruguai // AP (AP)
Forlán é o grande nome da Ressurreição Uruguaia
Quem apostaria no Uruguai no hoje longínquo ano de 2009? Mais uma vez, o Uruguai ficara na 5ª posição nas Eliminatórias Sul-Americanas, indo disputar a famigerada Repescagem contra a Costa Rica. E mesmo a classificação para a Copa do Mundo da África do Sul não foi levada a sério. O Uruguai parecia fadado a ser mais uma vez um coadjuvante na competição onde já fora, um dia, convidado de honra.

Mas na Copa do Mundo a seleção foi outra. Ajudado pelo fraco desempenho da França e até pela Inglaterra, que teoricamente era quem deveria estar nas semis, o Uruguai surpreendeu e ficou na 4ª posição da Copa. De quebra, teve Forlán escolhido como melhor jogador da Copa, o que, junto com a Chuteira de Ouro da Europa de 2009, finalmente tornou-o jogador de ponta.

Com a injeção de confiança que a Copa deu, o futebol uruguaio ainda chegou a outros espetaculares resultados. Vaga nas olimpíadas depois de 80 anos, vice no sub-17 e o Peñarol na final da Libertadores. Mas ainda faltava algo para consolidar esse ressurgimento.

Essa Copa América foi o que faltava. Entrando na competição como favorito depois de muito tempo, o Uruguai foi o único a fazer valer o seu favoritismo. Na final, absoluto, um seguro 3 x 0 sobre a pedra no sapato brasileira Paraguai. Viu Forlán voltar a fazer gol depois de 12 jogos. E a vez de outra estrela uruguaia entrar no hall de grandes jogadores do mundo: Luis Suaréz, o melhor jogador do torneio.

Esse foi o título de número 15 da Copa América. Número simbólico. É o tira-teima no número de maior vencedor do continente. Agora está 1 à frente da Argentina. O Uruguai também já está na Copa das Confederações de 2013. O Uruguai ressurgiu. Não tenham mais dúvidas disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário