sexta-feira, 8 de julho de 2011

Nova decepção

Mais uma vez a Argentina decepcionou na Copa América. O revés dessa vez foi contra a Colômbia: novo 0 x 0, com direito à vaias, gritos pedindo a volta de Maradona, desentendimento entre Messi e Burdisso no vestiário e Tevez dizendo que a Argentina merecia perder.

Mascherano marca a Falcao.E Tevez até que tem razão. A Colômbia perdeu chances incríveis (sem goleiro, parando em Romeiro), não teve um pênalti marcado a seu favor, enquanto a Argentina fez uma tosca atuação, apresentando os mesmos defeitos do jogo contra a Bolívia.


Aliás é incrível o marasmo do meio-campo argentino. Simplesmente não consegue criar. Colocar a culpa em Messi é muito fácil e muito oportunista. O problema é que o esquema de Batista faz isso. Moldado para fazer Messi brilhar, mas sem o mesmo aparato que o esquema do Barcelona, a seleção argentina fica muito dependente da criatividade de Messi. O esquema, que é uma cópia do esquema catalão, faz com que Xavi e Iniesta se transformem em Cambiasso e Banega, mas estes são apenas volantes apoiadores, sem grande capacidade criativa e que dependem de um 10. Não seguram a bola como os meias espanhóis e não chamam a marcação adversária, tornando Messi o único ''marcável'' na seleção argentina. Se marcar ele, marca todo o resto.

Para complicar a situação argentina, no jogo entre Costa Rica x Bolívia, a Costa Rica venceu  por 2 x 0, gols de Martínez e Campbell. Isso praticamente obriga a Argentina a vencer o seu último jogo, justamente contra a Costa Rica.

Visando isso, o técnico Sérgio Batista pensa em alterações na equipe. O esquema deixaria de ser uma cópia barcelonista e passaria a ser um 4-3-3 tradicional, com Messi como ''engache'', Di Maria e Agüero abertos e Higuain centralizado. Mudanças claramente são necessárias...

Argentina 4-3-3 football formation
Problemas resolvidos?





Nenhum comentário:

Postar um comentário